Fazendo a Expedição e Entrega de Pedido na Magalu

Magalu

Jefferson Pereira

Última atualização há 4 meses

Neste Tutorial você vai aprender a fazer gestão de seus pedidos na Magalu, referente aos Processos de Expedição e Entrega ao seu cliente, desta forma fazendo com que  o pedido fique com todas as informações de rastreio.

Nota:
Este procedimento deve ser feito somente depois que você lojista tiver feito a emissão da Nota Fiscal vendendo o produto ao seu Cliente.

É de suma importância respeitar a ordem destes processos, que são:

1º -
Pedido gerado na Magalu;
2º - Pedido importado para a Dropify;
3º - Pedido liberado pelo Lojista na Dropify;
4º - A Dropify emite a Nota Fiscal vendendo o produto ao Lojista;
5ª - O Lojista emite a Nota Fiscal vendendo o produto ao Cliente;
6º - A Dropify gera o rastreio, a data e hora de coleta do Pedido; INÍCIO ESTE PROCEDIMENTO
7º - O Lojista copia as Informações coleta do pedido na Dropify e cola na Magalu;
8º - O Lojista copia as Informações entrega do pedido na Dropify e cola na Magalu; TÉRMINO ESTE PROCEDIMENTO
9º - Pedido finalizado.

Expedindo o pedido na Magalu

1. Acesse seu Painel do lojista na Dropify;


2. No Menu lateral a direita em seu painel do lojista na Dropify clique na opção "Meus Pedidos" e no Submenu que foi apresentado clique em "Pedidos";


3. No Menu de Pedidos navegue até a Guia Remetido localize o "Pedido" que deseja consultar e clique no Botão "Visualizar"


4. Copie o CPF ou o Numeral e guarde essa informação;

Nota:

Esta informação será utilizada em outra etapa mais a frente no processo para localizar o pedido na Magalu.


Na tela do Pedido nos "Dados do consumidor" você pode escolher qual informação copiar podendo ser o CPF ou Numeral grifado no campo "E-mail", esse Numeral é o número do Pedido na Magalu, não é necessário copiar as duas.


5. Ainda na tela do Pedido desça a página até o Campo "Rastreamento" e clique no "Código de Rastreio";

Nota:
Ao passar o cursor do Mouse sobre o código de rastreio ele vira "Mãozinha" isso quer dizer que este é um texto clicável, onde você ao clicar acessa todo o Histórico de Transporte do Pedido.

6. Deixe a janela do "Histórico do Objeto" aberta, pois estas informações serão utilizadas mais a frente no Processo. Em uma Nova Guia acesse sua conta na Magalu;

Nota:
Após clicar no "Código de Rastreio" a tela Acima é apresentada e antes de prosseguir é importante conhecer as informações apresentadas:

1º -
"Histórico do Objeto": É o nome da página que contém as informações pertinentes ao rastreio dos pedidos;
2º - "Código de Rastreio": É código que as transportadoras utilizam para rastrear o Pedido e seus Eventos. Informação que deve ser copiada e colada na Magalu;
3º - "Data": Momento em que ocorreu algum evento no Pedido, neste a Postagem do mesmo. Informação que deve ser copiada e colada na Magalu;
4º - "Situação": Evento ocorrido no transporte no Pedido neste caso a Postagem do mesmo e serve para identificar qual tipo de informação é necessário levar ao Marketplace;

Os únicos eventos que devem ser copiados e colados na Magalu são as Datas de Coleta e Entrega do Pedido, os demais Eventos servem para acompanhamento do Pedido.

7. Após acessar sua conta na Magalu, no Menu lateral a direita da tela clique em "Gestão de Pedidos" e no Submenu que foi apresentado clique em "Pedidos";

Observação:
Na tela acima foi apresentado apenas o Menu da Magalu e não todo o Dashboard, pois a página inicial da Magalu contém informações sobre o Lojista e sua Loja, como Nome da loja, E-mail, faturamento e etc.

E devido a isso nós optamos por deixá-las ocultas, porém o Menu é o mesmo para todos os lojistas e a Imagem já serve como referência para localizar as informações sinalizadas aqui no Tutorial.

8. Na tela de Gestão de pedidos no campo "Buscar" cole "CPF" ou o "Numeral" que você copiou no passo 4 e tecle Enter no seu teclado ou clique na Lupa para fazer a busca do Pedido.

9. Clique no Número do Pedido (LU-XXXXXXXXX) após localizar o mesmo;

Busca por CPF

Busca por número do Pedido

Nota:
A busca pode ser feita tanto pelo CPF quanto pelo Número do Pedido cabe a você escolher a maneira que deseja fazer essa parte do procedimento.

Nas Imagens acima apresentamos as 2 maneiras apenas, mas não é necessário fazer ambas simultaneamente.

10. Assim que acessar o Pedido desça na página até localizar o Campo "Status do Pedido". As informações que você deve preencher são:

- Código de Rastreio;

- Data de Envio.

Nota:
As Informações de Código de Rastreio e Data de Envio estão disponíveis na Página de "Histórico do Objeto" na Dropify é a Guia do Navegador que você deixou aberta no Passo 6 deste tutorial.

11. Acesse "Histórico do Objeto" na Dropify, copie o Código de Rastreio, retorne ao Pedido na Magalu e cole a Informação;

12. Retorne ao "Histórico do Objeto" na Dropify, copie a Data do Objeto postado, retorne ao Pedido na Magalu e cole a Informação;


13. Com o "Código de Rastreio" e a "Data de Envio" preenchidos é necessário preencher a "Data Estimada de Entrega" e para isto clique no Botão marcado na Imagem (Botão com duas folhas de papel desenhadas, "Botão de Cópia") que a Informação é preenchida automaticamente;

14. Clique em Salvar.

Nota:

A "Data Estimada de Entrega" é uma informação Fixa que fica no Pedido na Magalu é a Data que a Dropify informou ao seu Cliente na hora da compra do produto.


Esta Data não pode ser editada para evitar fraudes no processo de envio, inclusive é por meio desta data que a Magalu entende se o Pedido está atrasado ou não.

Com isso finalizamos o processo de Expedição na Magalu e como é possível verificar na Imagem abaixo o Pedido está com Status de "Despachado".

A próxima etapa é o Pedido ser entregue ao seu cliente.


Fazendo a Entrega do Pedido na Magalu

Agora que o Pedido foi entregue ao seu Cliente vamos dar início ao Processo de Entrega na Magalu.

1. Acesse seu Painel do lojista na Dropify;


2. No Menu lateral a direita em seu painel do lojista na Dropify clique na opção "Meus Pedidos" e no Submenu que foi apresentado clique em "Pedidos";


3. No Menu de Pedidos navegue até a Guia Entregue e localize o "Pedido" que deseja consultar e clique no Botão "Visualizar";


4. Copie o CPF ou o Numeral e guarde essa informação;

Nota:
Esta informação será utilizada em outra etapa mais a frente no processo para localizar o pedido na Magalu.
Na tela do Pedido nos "Dados do consumidor" você pode escolher qual informação copiar podendo ser o CPF ou Numeral grifado no campo "E-mail", esse Numeral é o número do Pedido na Magalu, não é necessário copiar as duas.

5. Ainda na tela do Pedido desça a página até o Campo "Rastreamento" e clique no "Código de Rastreio";

Nota:
Ao passar o cursor do Mouse sobre o código de rastreio ele vira "Mãozinha" isso quer dizer que este é um texto clicável, onde você ao clicar acessa todo o Histórico de Transporte do Pedido.

6. Assim como foi no passo 6 do Processo de Expedição deixe a janela do "Histórico do Objeto" aberta, pois estas informações serão utilizadas mais a frente. Em uma Nova Guia acesse sua conta na Magalu;

Nota:
Caso tenha dúvidas sobre cada uma das Informações contidas na Página de "Histórico do Objeto", ao final do Passo 6 do "Processo de Expedição" é possível consultar a explicação de cada umas das opções. 

7. Após acessar sua conta na Magalu, no Menu lateral a direita da tela clique em "Gestão de Pedidos" e no Submenu que foi apresentado clique em "Pedidos";

Observação:
Na tela acima foi apresentado apenas o Menu da Magalu e não todo o Dashboard, pois a página inicial da Magalu contém informações sobre o Lojista e sua Loja, como Nome da loja, E-mail, faturamento e etc.

E devido a isso nós optamos por deixá-las ocultas, porém o Menu é o mesmo para todos os lojistas e a Imagem já serve como referência para localizar as informações sinalizadas aqui no Tutorial.

8. Na tela de Gestão de pedidos no campo "Buscar" cole o "CPF" ou o "Numeral" que você copiou no passo 4 e tecle Enter no seu teclado ou clique na Lupa para fazer a busca do Pedido.

9. Clique no Número do Pedido (LU-XXXXXXXXX) após localizar o mesmo;

Busca por CPF

Busca por número do Pedido

Nota:
A busca pode ser feita tanto pelo CPF quanto pelo Número do Pedido cabe a você escolher a maneira que deseja fazer essa parte do procedimento.

Nas Imagens acima apresentamos as 2 maneiras apenas, mas não é necessário fazer ambas simultaneamente.

10. Assim que acessar o Pedido desça na página até localizar o Campo "Status do Pedido". A informação que você deve preencher é:

- Data de Entrega ao Cliente.

Nota:
A Informação de Data de Entrega ao Cliente está disponível na Página de "Histórico do Objeto" na Dropify é a Guia do Navegador que você deixou aberta no Passo 6 deste tutorial.

11. Acesse o "Histórico do Objeto" na Dropify, copie a Data e a Hora de Entrega, retorne ao Pedido na Magalu e cole a Informação;


12. Com a "Data de Entrega ao Cliente" preenchido clique em Salvar.


Com isso finalizamos todo o processo de Expedição e Entrega na Magalu e como é possível verificar na Imagem abaixo o Pedido está com Status de "Entregue".


Esse foi o processo Completo de Expedição e Entrega para Pedidos na Magalu. Esperamos que você tenha gostado de todo esse conteúdo.


Caso tenha dúvidas sobre alguma destas etapas, envie-nos uma Mensagem ou acesse a nossa Central de Ajuda.

Muito obrigado e boas vendas!

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