Fazendo a Expedição e Entrega de Pedido na Magalu
Magalu
Jefferson Pereira
Última atualização há um ano
Neste Tutorial você vai aprender a fazer gestão de seus pedidos na Magalu, referente aos Processos de Expedição e Entrega ao seu cliente, desta forma fazendo com que o pedido fique com todas as informações de rastreio.
Nota:
Este procedimento deve ser feito somente depois que você lojista tiver feito a emissão da Nota Fiscal vendendo o produto ao seu Cliente.
É de suma importância respeitar a ordem destes processos, que são:
1º - Pedido gerado na Magalu;
2º - Pedido importado para a Dropify;
3º - Pedido liberado pelo Lojista na Dropify;
4º - A Dropify emite a Nota Fiscal vendendo o produto ao Lojista;
5ª - O Lojista emite a Nota Fiscal vendendo o produto ao Cliente;
6º - A Dropify gera o rastreio, a data e hora de coleta do Pedido; INÍCIO ESTE PROCEDIMENTO
7º - O Lojista copia as Informações coleta do pedido na Dropify e cola na Magalu;
8º - O Lojista copia as Informações entrega do pedido na Dropify e cola na Magalu; TÉRMINO ESTE PROCEDIMENTO
9º - Pedido finalizado.
Expedindo o pedido na Magalu
1. Acesse seu Painel do lojista na Dropify;
2. No Menu lateral a direita em seu painel do lojista na Dropify clique na opção "Meus Pedidos" e no Submenu que foi apresentado clique em "Pedidos";
3. No Menu de Pedidos navegue até a Guia Remetido localize o "Pedido" que deseja consultar e clique no Botão "Visualizar";
4. Copie o CPF ou o Numeral e guarde essa informação;
Nota:
Esta informação será utilizada em outra etapa mais a frente no processo para localizar o pedido na Magalu.
Na tela do Pedido nos "Dados do consumidor" você pode escolher qual informação copiar podendo ser o CPF ou Numeral grifado no campo "E-mail", esse Numeral é o número do Pedido na Magalu, não é necessário copiar as duas.
5. Ainda na tela do Pedido desça a página até o Campo "Rastreamento" e clique no "Código de Rastreio";
Nota:
Ao passar o cursor do Mouse sobre o código de rastreio ele vira "Mãozinha" isso quer dizer que este é um texto clicável, onde você ao clicar acessa todo o Histórico de Transporte do Pedido.
6. Deixe a janela do "Histórico do Objeto" aberta, pois estas informações serão utilizadas mais a frente no Processo. Em uma Nova Guia acesse sua conta na Magalu;
Nota:
Após clicar no "Código de Rastreio" a tela Acima é apresentada e antes de prosseguir é importante conhecer as informações apresentadas:
1º - "Histórico do Objeto": É o nome da página que contém as informações pertinentes ao rastreio dos pedidos;
2º - "Código de Rastreio": É código que as transportadoras utilizam para rastrear o Pedido e seus Eventos. Informação que deve ser copiada e colada na Magalu;
3º - "Data": Momento em que ocorreu algum evento no Pedido, neste a Postagem do mesmo. Informação que deve ser copiada e colada na Magalu;
4º - "Situação": Evento ocorrido no transporte no Pedido neste caso a Postagem do mesmo e serve para identificar qual tipo de informação é necessário levar ao Marketplace;
Os únicos eventos que devem ser copiados e colados na Magalu são as Datas de Coleta e Entrega do Pedido, os demais Eventos servem para acompanhamento do Pedido.
7. Após acessar sua conta na Magalu, no Menu lateral a direita da tela clique em "Gestão de Pedidos" e no Submenu que foi apresentado clique em "Pedidos";
Observação:
Na tela acima foi apresentado apenas o Menu da Magalu e não todo o Dashboard, pois a página inicial da Magalu contém informações sobre o Lojista e sua Loja, como Nome da loja, E-mail, faturamento e etc.
E devido a isso nós optamos por deixá-las ocultas, porém o Menu é o mesmo para todos os lojistas e a Imagem já serve como referência para localizar as informações sinalizadas aqui no Tutorial.
8. Na tela de Gestão de pedidos no campo "Buscar" cole o "CPF" ou o "Numeral" que você copiou no passo 4 e tecle Enter no seu teclado ou clique na Lupa para fazer a busca do Pedido.
9. Clique no Número do Pedido (LU-XXXXXXXXX) após localizar o mesmo;
Busca por CPF
Busca por número do Pedido
Nota:
A busca pode ser feita tanto pelo CPF quanto pelo Número do Pedido cabe a você escolher a maneira que deseja fazer essa parte do procedimento.
Nas Imagens acima apresentamos as 2 maneiras apenas, mas não é necessário fazer ambas simultaneamente.
10. Assim que acessar o Pedido desça na página até localizar o Campo "Status do Pedido". As informações que você deve preencher são:
- Código de Rastreio;
- Data de Envio.
Nota:
As Informações de Código de Rastreio e Data de Envio estão disponíveis na Página de "Histórico do Objeto" na Dropify é a Guia do Navegador que você deixou aberta no Passo 6 deste tutorial.
11. Acesse "Histórico do Objeto" na Dropify, copie o Código de Rastreio, retorne ao Pedido na Magalu e cole a Informação;
12. Retorne ao "Histórico do Objeto" na Dropify, copie a Data do Objeto postado, retorne ao Pedido na Magalu e cole a Informação;
13. Com o "Código de Rastreio" e a "Data de Envio" preenchidos é necessário preencher a "Data Estimada de Entrega" e para isto clique no Botão marcado na Imagem (Botão com duas folhas de papel desenhadas, "Botão de Cópia") que a Informação é preenchida automaticamente;
14. Clique em Salvar.
Nota:A "Data Estimada de Entrega" é uma informação Fixa que fica no Pedido na Magalu é a Data que a Dropify informou ao seu Cliente na hora da compra do produto.
Esta Data não pode ser editada para evitar fraudes no processo de envio, inclusive é por meio desta data que a Magalu entende se o Pedido está atrasado ou não.
Com isso finalizamos o processo de Expedição na Magalu e como é possível verificar na Imagem abaixo o Pedido está com Status de "Despachado".
A próxima etapa é o Pedido ser entregue ao seu cliente.
Fazendo a Entrega do Pedido na Magalu
Agora que o Pedido foi entregue ao seu Cliente vamos dar início ao Processo de Entrega na Magalu.
1. Acesse seu Painel do lojista na Dropify;
2. No Menu lateral a direita em seu painel do lojista na Dropify clique na opção "Meus Pedidos" e no Submenu que foi apresentado clique em "Pedidos";
3. No Menu de Pedidos navegue até a Guia Entregue e localize o "Pedido" que deseja consultar e clique no Botão "Visualizar";
4. Copie o CPF ou o Numeral e guarde essa informação;
Nota:
Esta informação será utilizada em outra etapa mais a frente no processo para localizar o pedido na Magalu.
Na tela do Pedido nos "Dados do consumidor" você pode escolher qual informação copiar podendo ser o CPF ou Numeral grifado no campo "E-mail", esse Numeral é o número do Pedido na Magalu, não é necessário copiar as duas.
5. Ainda na tela do Pedido desça a página até o Campo "Rastreamento" e clique no "Código de Rastreio";
Nota:
Ao passar o cursor do Mouse sobre o código de rastreio ele vira "Mãozinha" isso quer dizer que este é um texto clicável, onde você ao clicar acessa todo o Histórico de Transporte do Pedido.
6. Assim como foi no passo 6 do Processo de Expedição deixe a janela do "Histórico do Objeto" aberta, pois estas informações serão utilizadas mais a frente. Em uma Nova Guia acesse sua conta na Magalu;
Nota:
Caso tenha dúvidas sobre cada uma das Informações contidas na Página de "Histórico do Objeto", ao final do Passo 6 do "Processo de Expedição" é possível consultar a explicação de cada umas das opções.
7. Após acessar sua conta na Magalu, no Menu lateral a direita da tela clique em "Gestão de Pedidos" e no Submenu que foi apresentado clique em "Pedidos";
Observação:
Na tela acima foi apresentado apenas o Menu da Magalu e não todo o Dashboard, pois a página inicial da Magalu contém informações sobre o Lojista e sua Loja, como Nome da loja, E-mail, faturamento e etc.
E devido a isso nós optamos por deixá-las ocultas, porém o Menu é o mesmo para todos os lojistas e a Imagem já serve como referência para localizar as informações sinalizadas aqui no Tutorial.
8. Na tela de Gestão de pedidos no campo "Buscar" cole o "CPF" ou o "Numeral" que você copiou no passo 4 e tecle Enter no seu teclado ou clique na Lupa para fazer a busca do Pedido.
9. Clique no Número do Pedido (LU-XXXXXXXXX) após localizar o mesmo;
Busca por CPF
Busca por número do Pedido
Nota:
A busca pode ser feita tanto pelo CPF quanto pelo Número do Pedido cabe a você escolher a maneira que deseja fazer essa parte do procedimento.
Nas Imagens acima apresentamos as 2 maneiras apenas, mas não é necessário fazer ambas simultaneamente.
10. Assim que acessar o Pedido desça na página até localizar o Campo "Status do Pedido". A informação que você deve preencher é:
- Data de Entrega ao Cliente.
Nota:
A Informação de Data de Entrega ao Cliente está disponível na Página de "Histórico do Objeto" na Dropify é a Guia do Navegador que você deixou aberta no Passo 6 deste tutorial.
11. Acesse o "Histórico do Objeto" na Dropify, copie a Data e a Hora de Entrega, retorne ao Pedido na Magalu e cole a Informação;
12. Com a "Data de Entrega ao Cliente" preenchido clique em Salvar.
Com isso finalizamos todo o processo de Expedição e Entrega na Magalu e como é possível verificar na Imagem abaixo o Pedido está com Status de "Entregue".
Esse foi o processo Completo de Expedição e Entrega para Pedidos na Magalu. Esperamos que você tenha gostado de todo esse conteúdo.
Caso tenha dúvidas sobre alguma destas etapas, envie-nos uma Mensagem ou acesse a nossa Central de Ajuda.
Muito obrigado e boas vendas!