Fazendo a Expedição e Entrega de Pedido na B2W

B2W

Jefferson Pereira

Última atualização há um ano

Neste Tutorial você vai aprender a fazer gestão de seus pedidos na B2W, referente aos Processos de Expedição e Entrega ao seu cliente, desta forma fazendo com que o pedido fique com todas as informações de rastreio.

Nota:
Este procedimento deve ser feito somente depois que você lojista tiver feito a emissão da Nota Fiscal vendendo o produto ao seu Cliente.

É de suma importância respeitar a ordem destes processos, que são:

1º -
Pedido gerado na B2W;
2º - Pedido importado para a Dropify;
3º - Pedido liberado pelo Lojista na Dropify;
4º - A Dropify emite a Nota Fiscal vendendo o produto ao Lojista;
5ª - O Lojista emite a Nota Fiscal vendendo o produto ao Cliente;
6º - A Dropify gera o rastreio, a data e hora de coleta do Pedido; INÍCIO ESTE PROCEDIMENTO
7º - O Lojista copia as Informações coleta do pedido na Dropify e cola na B2W;
8º - O Lojista copia as Informações entrega do pedido na Dropify e cola na B2W; TÉRMINO ESTE PROCEDIMENTO
9º - Pedido finalizado.

Expedindo o pedido na B2W

1. Acesse seu Painel do lojista na Dropify;


2. No Menu lateral a direita em seu painel do lojista na Dropify clique na opção "Meus Pedidos" e no Submenu que foi apresentado clique em "Pedidos";


3. No Menu de Pedidos navegue até a Guia Remetido localize o "Pedido" que deseja consultar e clique no Botão "Visualizar"


4. Copie o CPF e guarde essa informação;

Nota:
Esta informação será utilizada em outra etapa mais a frente no processo para localizar o pedido na B2W.

5. Ainda na tela do Pedido desça a página até o Campo "Rastreamento"guarde a informação de "Método de entrega" clique no "Código de Rastreio";


Nota 1:
Guarde ou memorize essa informação de "Método de entrega", pois ela será utilizada em uma outra etapa mais a frente no processo.
O "Método de entrega" é a transportadora que está transportando o produto até seu cliente
Nota 2:
Ao passar o cursor do Mouse sobre o código de rastreio ele vira "Mãozinha" isso quer dizer que este é um texto clicável, onde você ao clicar acessa todo o Histórico de Transporte do Pedido.

6. Deixe a janela do "Histórico do Objeto" aberta, pois estas informações serão utilizadas mais a frente no Processo. Em uma Nova Guia acesse sua conta na B2W;

Nota:
Após clicar no "Código de Rastreio" a tela Acima é apresentada e antes de prosseguir é importante conhecer as informações apresentadas:
1º - "Histórico do Objeto": É o nome da página que contém as informações pertinentes ao rastreio dos pedidos;

2º - "Código de Rastreio": É código que as transportadoras utilizam para rastrear o Pedido e seus Eventos. Informação que deve ser copiada e colada na Magalu;
3º - "Data": Momento em que ocorreu algum evento no Pedido, neste a Postagem do mesmo. Informação que deve ser copiada e colada na Magalu;
4º - "Situação": Evento ocorrido no transporte no Pedido neste caso a Postagem do mesmo e serve para identificar qual tipo de informação é necessário levar ao Marketplace;

Os únicos eventos que devem ser copiados e colados na Magalu são as Datas de Coleta e Entrega do Pedido, os demais Eventos servem para acompanhamento do Pedido.

7. Após acessar sua conta na B2W, no Menu lateral a direita da tela Passe o cursor do Mouse sobre a opção em "Pedidos" e no Submenu que foi apresentado clique em "Meus Pedidos";

Observação:
Na tela acima foi apresentado apenas o Menu da B2W e não todo o Dashboard, pois a página inicial da B2W contém informações sobre o Lojista e sua Loja, como Nome da loja, E-mail, faturamento e etc.

E devido a isso nós optamos por deixá-las ocultas, porém o Menu é o mesmo para todos os lojistas e a Imagem já serve como referência para localizar as informações sinalizadas aqui no Tutorial.

8. Na tela de Meus pedidos no campo "Buscar" selecione "CPF" e cole o "CPF" que você copiou no passo 4 e tecle Enter no seu teclado ou clique na Lupa para fazer a busca do Pedido.

9. Clique em qualquer parte do Pedido para abrir o mesmo;


10. Assim que acessar o Pedido clique no Botão "Expedir pedido";


11. Na janela que abriu você deve preencher as seguinte informações:

- Data de expedição e Hora;

- Estimativa de data entrega e Hora;

- Selecionar a transportadora para abrir o campo para preencher o Código de Rastreio;

- Código de Rastreio.


Nota:
A transportadora é a Informação de "Método de entrega" que você guardou no passo 5.
A informação de "Data de expedição e Hora" estão disponíveis na Página de "Histórico do Objeto" na Dropify é a Guia do Navegador que você deixou aberta no Passo 6 deste tutorial.
A informação de "Estimativa de data de entrega ao cliente" está disponível no próprio pedido na B2W no canto superior a esquerda do pedido, para facilitar a localização na Imagem acima é a única informação grifada em Amarelo.
A informação de "Hora de entrega" nós recomendamos sempre preencher com um horário ao final do dia, mas a decisão de qual o melhor horário a preencher é de escolha de você Lojista.

12. Acesse "Histórico do Objeto" na Dropify, copie a Data e Hora do Objeto postado, retorne ao Pedido na B2W e cole as Informações;

13. Retorne ao "Histórico do Objeto" na Dropify, copie o Código de Rastreio, retorne ao Pedido na B2W selecione a transportadora e cole a Informação;


14. Com todas as informações preenchidas clique no Botão "Confirmar".

Nota:
A "Estimativa de Entrega" é uma informação Fixa que fica no Pedido na B2W sendo a Data que a Dropify informou ao seu Cliente na hora da compra do produto.

E esta Data não pode ser editada para evitar fraudes no processo de envio, inclusive é por meio desta data que a B2W entende se o Pedido está atrasado ou não.

Com isso finalizamos o processo de Expedição na B2W e como é possível verificar na Imagem abaixo o Pedido está com Status de "Em transporte".

A próxima etapa é o Pedido ser entregue ao seu cliente.


Fazendo a Entrega do Pedido na B2W

Agora que o Pedido foi entregue ao seu Cliente vamos dar início ao Processo de Entrega na B2W.

1. Acesse seu Painel do lojista na Dropify;


2. No Menu lateral a direita em seu painel do lojista na Dropify clique na opção "Meus Pedidos" e no Submenu que foi apresentado clique em "Pedidos";


3. No Menu de Pedidos navegue até a Guia Entregue e localize o "Pedido" que deseja consultar e clique no Botão "Visualizar";


4. Copie o CPF e guarde essa informação;

Nota:
Esta informação será utilizada em outra etapa mais a frente no processo para localizar o pedido na B2W.

5. Ainda na tela do Pedido desça a página até o Campo "Rastreamento" e clique no "Código de Rastreio";

Nota:
Ao passar o cursor do Mouse sobre o código de rastreio ele vira "Mãozinha" isso quer dizer que este é um texto clicável, onde você ao clicar acessa todo o Histórico de Transporte do Pedido.

6. Assim como foi no passo 6 do Processo de Expedição deixe a janela do "Histórico do Objeto" aberta, pois estas informações serão utilizadas mais a frente. Em uma Nova Guia acesse sua conta na B2W;

Nota:
Caso tenha dúvidas sobre cada uma das Informações contidas na Página de "Histórico do Objeto", ao final do Passo 6 do "Processo de Expedição" é possível consultar a explicação de cada umas das opções. 

7. Após acessar sua conta na B2W, no Menu lateral a direita da tela Passe o cursor do Mouse sobre a opção em "Pedidos" e no Submenu que foi apresentado clique em "Meus Pedidos";

Observação:
Na tela acima foi apresentado apenas o Menu da B2W e não todo o Dashboard, pois a página inicial da B2W contém informações sobre o Lojista e sua Loja, como Nome da loja, E-mail, faturamento e etc.

E devido a isso nós optamos por deixá-las ocultas, porém o Menu é o mesmo para todos os lojistas e a Imagem já serve como referência para localizar as informações sinalizadas aqui no Tutorial.

8. Na tela de Meus pedidos no campo "Buscar" selecione "CPF" e cole o "CPF" que você copiou no passo 4 e tecle Enter no seu teclado ou clique na Lupa para fazer a busca do Pedido.

9. Clique em qualquer parte do Pedido para abrir o mesmo;


10. Assim que acessar o Pedido clique no Botão "Entregue";


11. Na janela que abriu você deve preencher a Data e a Hora da Entrega;

Nota:
A Informação de Entregue está disponível na Página de "Histórico do Objeto" na Dropify é a Guia do Navegador que você deixou aberta no Passo 6 deste tutorial.

12. Acesse o "Histórico do Objeto" na Dropify, copie a Data e a Hora de Entrega, retorne ao Pedido na B2W e cole a Informação


13. Com todas as informações preenchidas clique no Botão "Confirmar".


Esta foi a última etapa do procedimento e com isso finalizamos todo o processo de Expedição e Entrega na B2W.


Esse foi o processo Completo de Expedição e Entrega para Pedidos na B2W. Esperamos que você tenha gostado de todo esse conteúdo.

Caso tenha dúvidas sobre alguma destas etapas, envie-nos uma Mensagem ou acesse a nossa Central de Ajuda.

Muito obrigado e boas vendas!!!

Este artigo foi útil?

1 de 1 gostaram deste artigo